Ainda que não exista tanto o que comemorar, ainda que não tenhamos tanto tempo. O tempo não é de boas novas (ainda), antes que o ano termine que as tardes chuvosas de primavera nos presenteei com noites enluaradas e frescas, que haja tempo para deitar na rede e esquecer do dia, da vida, da lida.
Que as janelas estejam abertas para escutar a chuva.
Antes que o dia termine e que outro dia amanheça a sabedoria de cantar pelo sol e sorrir para as nuvens em uma espécie de agradecimento silencioso do qual somente um olhar é capaz.
Antes que o tempo se acabe, antes da meia noite, da virada que os pés estejam repostos e satisfeitos com o caminho que se pode trilhar, que sejam curados os passos mal dados, perdoados os espinhos plantados, que voltemos a respeitar o tempo de olhar a si próprio, de olhar para o outro.
Antes que o ano termine que a paz nos visite o coração, que o sorriso nos preencha o vazio dos olhos , e novos ventos façam velejar os barquinhos de papeis de todas as crianças, que as pipas possam ter mais espaço no céu, que deixem a salvo ruas sem saída, sem carros, para que chinelos se transformem em traves de um grande estádio, e o copo de água gelada após a vitoria seja a taça do vencedor do maior campeonato do mundo, que nenhuma criança precise temer uma infância invadida, violentada, roubada, escravizada, que nenhuma criança pereça por falta de amor.
Sejamos mais coloridos, tenhamos mais alivio no peito, antes que o ano termine uma coleção de fotos que relembre ainda que com dificuldade que conseguimos sorrir, e vencer tanta tristeza, descaso, incompreensão, antes que o ano termine…
Que tenhamos mais sonhos ao invés de frases feitas, de efeito, que a poesia nos toque, ou melhor, nos transborde, e que a musica nos acalente a alma, nos embale o corpo, nos flutue e nos deixe sonhar.
Ora essa que pecado há no sonho?
Antes que o ano termine, permita-se driblar todas essas tristeza, faça a moça na janela soltar uma gargalhada involuntária, que ela saiba o quanto o mundo aprecia sua presença, diga a todos: moças e moços nas janelas de suas pequenas caixas: é permitido sonhar antes que o ano termine.
Antes que termine: banho de chuva, de balde, banho de alegria, felicidade, triunfo, solidariedade, paz, sucesso, antes que termine uma nova amizade, um novo olhar, amor, paixão, sonho, sonho, sonho… Antes que o ano termine.
D.S.L