O Brasil viveu um momento histórico, onde brasileiros de todas as classes sociais, credos, raça, enfim o povo foi as ruas, em um primeiro momento protestar contra o monopólio do transporte publico e o alto custo das passagens de ônibus.
O governo se assustou e estremeceu literalmente com a massa em coro gritando que o gigante havia acordado.
Foi lindo ver milhões nas ruas segurando sua bandeira, erguendo cartazes, lutando como tem que ser, a qualidade de vida precisa e deve ser melhorada, vez que o Brasil não é um pais de todos como mostra o slogan do governo federal que estampa as propagandas enganosas que teimam em ludibriar o povo ao dizer que esta tudo bem e que os governantes eleitos se importam com sua nação.
Esse primeiro movimento conseguiu alcançar a meta de sua reivindicação, mas os protestos continuaram ainda por um tempo e agora parecem perdidos, pois cada um começou a querer ter um grito, e o que se viu ao final de tudo foi um grande barulho de um amontoado de gente que já não sabia ao certo porque estava ali na rua, gritando, pintando o rosto, estendendo uma bandeira, a união do movimento parece ter se perdido em causas individuais, “a coisa” ficou tão sem controle que se lia cartazes protestando contra o preço de um chocolate, talvez seja falta de humor de minha parte, mas para ser relevante é preciso seriedade, senão vira bagunça.
O gigante acordou é uma linda frase, uma verdadeira utopia antiga e verdadeira, de uma força imensurável e de um poder impar que só o povo nas ruas pode exercer.
Muita gente reclama do governo e com razão, mas age da mesma maneira que seus governantes, o filosofo Maistre já dizia “Cada povo tem o governo que merece”, descordo de varias filosofias dele, mas compartilho dessa sua frase.
Será que o gigante que acordo na rua, acordou também dentro de sua própria casa? Você! Advogado, jornalista, artista, juiz de direito, que foi a rua reivindicar melhoras de vida, o senhor aposentado que mantêm em sua residência uma empregada domestica, os senhores obedeceram a lei que dão a elas quase todos os direitos dos demais trabalhadores? Ou a acharam injusta? Afinal ela mexe em suas receitas, manter uma empregada sem os devidos recolhimentos e direitos era bem melhor, não é?
Você empresário que estava na rua, vociferando contra a alta carga tributaria o que o senhor oferece a seus subordinados? O que o senhor oferece ao material humano que possui? O gigante acordou no senhor? O senhor sabe se na marmita fria de seu funcionário tem carne? O senhor acha justo uma carga horária de 44 horas semanais? O senhor já ouviu falar em plano de carreira, convenio medico, participação nos lucros? Seu funcionário recebe cesta básica? O senhor paga todos os valores recebíveis em folha, ou é adepto ao famoso “por fora”, justificando ao funcionário que assim é melhor pra ele? O senhor utiliza a desculpa de que a empresa não é lucrativa para não conceder aumentos? O senhor subestima a inteligência humana de tal maneira a querer que alguém acredite que sua empresa esta aberta por filantropia. O senhor é o espelho de seu governo.
E você que esta em casa, que casou, jurou fidelidade, amor, companheirismo e hoje espanca sua esposa, o seu gigante acordou? O senhor que não quer saber de trabalhar, estudar, ou fazer qualquer coisa útil, o seu gigante acordou? O senhor que vendeu seu voto por vinte reais na ultima eleição, o seu gigante acordou?
Você que é incapaz de escutar alguém quer ter voz? Não enxerga nada além do próprio umbigo, é invejoso, covarde, medíocre, hipócrita, inconveniente o seu gigante acordou? O que afinal deseja para o próximo? Você luta por direitos iguais, educação para todos, saúde, lazer, cultura, igualdade já, mas é contra o amor entre pessoas do mesmo sexo, o seu gigante acordou, não era pela igualdade que você lutava? Acredita que o mundo possa ser melhor, mas vive de aparências, cultua a beleza, desprezando tudo o que sai fora de seus padrões tão modais, se aproxima apenas de quem pode lhe oferecer alguma migalha de alguma porcaria, o seu gigante acordou?
O governo sem duvida precisa mudar, é urgência mais honestidade, transparência, mais olhar para o próximo, mais consciência do poder que demos a eles, literalmente do voto de confiança, mas antes de pintar o rosto e envolver o corpo na bandeira da pátria, reflita se o gigante dentro de você, em sua casa, empresa, na sua vida não esta dormindo.
D.S.L
bom demais, escriba… parabéns.
CurtirCurtir