O seu gigante acordou?

O Brasil viveu um momento histórico, onde brasileiros de todas as classes sociais, credos, raça, enfim o povo foi as ruas, em um primeiro momento protestar contra o monopólio do transporte publico e o alto custo das passagens de ônibus.

O governo se assustou e estremeceu literalmente com a massa em coro gritando que o gigante havia acordado.

Foi lindo ver milhões nas ruas segurando sua bandeira, erguendo cartazes, lutando como tem que ser, a qualidade de vida precisa e deve ser melhorada, vez que o Brasil não é um pais de todos como mostra o slogan do governo federal que estampa as propagandas enganosas que teimam em ludibriar o povo ao dizer que esta tudo bem e que os governantes eleitos se importam com sua nação.

Esse primeiro movimento conseguiu alcançar a meta de sua reivindicação, mas os protestos continuaram ainda por um tempo e agora parecem perdidos, pois cada um começou a querer ter um grito, e o que se viu ao final de tudo foi um grande barulho de um amontoado de gente que já não sabia ao certo porque estava ali na rua, gritando, pintando o rosto, estendendo uma bandeira, a união do movimento parece ter se perdido em causas individuais, “a coisa” ficou tão sem controle que se lia cartazes protestando contra o preço de um chocolate, talvez seja falta de humor de minha parte, mas para ser relevante é preciso seriedade, senão vira bagunça.

O gigante acordou é uma linda frase, uma verdadeira utopia antiga e verdadeira, de uma força imensurável e de um poder impar que só o povo nas ruas pode exercer.

Muita gente reclama do governo e com razão, mas age da mesma maneira que seus governantes, o filosofo Maistre já dizia  “Cada povo tem o governo que merece”, descordo de varias filosofias dele, mas compartilho dessa sua frase.

Será que o gigante que acordo na rua, acordou também dentro de sua própria casa? Você! Advogado, jornalista, artista, juiz de direito, que foi a rua reivindicar melhoras de vida, o senhor aposentado que mantêm em sua residência uma empregada domestica, os senhores obedeceram a lei que dão a elas quase todos os direitos dos demais trabalhadores? Ou a acharam injusta? Afinal ela mexe em suas receitas, manter uma empregada sem os devidos recolhimentos e direitos era bem melhor, não é?

Você empresário que estava na rua, vociferando contra a alta carga tributaria o que o senhor oferece a seus subordinados? O que o senhor oferece ao material humano que possui? O gigante acordou no senhor? O senhor sabe se na marmita fria de seu funcionário tem carne? O senhor acha justo uma carga horária de 44 horas semanais? O senhor já ouviu falar em plano de carreira, convenio medico, participação nos lucros? Seu funcionário recebe cesta básica? O senhor paga todos os valores recebíveis em folha, ou é adepto ao famoso “por fora”, justificando ao funcionário que assim é melhor pra ele? O senhor utiliza a desculpa de que a empresa não é lucrativa para não conceder aumentos? O senhor subestima a inteligência humana de tal maneira a querer que alguém acredite que sua empresa esta aberta por filantropia. O senhor é o espelho de seu governo.

E você que esta em casa, que casou, jurou fidelidade, amor, companheirismo e hoje espanca sua esposa, o seu gigante acordou? O senhor que não quer saber de trabalhar, estudar, ou fazer qualquer coisa útil, o seu gigante acordou? O senhor que vendeu seu voto por vinte reais na ultima eleição, o seu gigante acordou?

Você que é incapaz de escutar alguém quer ter voz? Não enxerga nada além do próprio umbigo, é invejoso, covarde, medíocre, hipócrita, inconveniente o seu gigante acordou? O que afinal deseja para o próximo? Você luta por direitos iguais, educação para todos, saúde, lazer, cultura, igualdade já, mas é contra o amor entre pessoas do mesmo sexo, o seu gigante acordou, não era pela igualdade que você lutava? Acredita que o mundo possa ser melhor, mas vive de aparências, cultua a beleza, desprezando tudo o que sai fora de seus padrões tão modais, se aproxima apenas de quem pode lhe oferecer alguma migalha de alguma porcaria, o seu gigante acordou?

O governo sem duvida precisa mudar, é urgência mais honestidade, transparência, mais olhar para o próximo, mais consciência do poder que demos a eles, literalmente do voto de confiança, mas antes de pintar o rosto e envolver o corpo na bandeira da pátria, reflita se o gigante dentro de você, em sua casa, empresa, na sua vida não esta dormindo.

D.S.L

Publicidade

Autor: ela...

Elaine. Ela. Helena. 17. Setembro. Há alguns anos atrás. Ascendente em peixes. Brasil. Santista de nascimento. Baiana de descendência. Mineira de coração e endereço. Muitas e de muitos tamanhos. Letras, palavras, frases. Nossa Senhora Aparecida. Família. Música. Sol. Brisa. Luar. Prefiro mar. Branco. Tenho uma irmã mais nova. Minha maior paixão tem mais de 100 anos. Abraço. Meu pensamento é hiperativo. Tenho os melhores amigos. Cometo ao menos um erro todos os dias. Converso com Deus. Já mudei de emprego três vezes, já mudei de vida outras varias. Por do sol. Não faço nada sem dois ingredientes: paixão e entusiasmo. Primavera. Beijo. Horizonte. Esperança. Cinema, quadros, composições. Já machuquei quem não merecia. Olhar. Exagerada e sensível. Carente. Bagunceira. Transparente. Meu primeiro livro publicado e grande orgulho: Quando Florescem as Orquídeas. Tenho um blog e uma coluna semanal em um jornal do interior. No mais sou abençoada. Sei dizer apenas que tudo passa!E que eu sou bem feliz! D.S.L

Uma consideração sobre “O seu gigante acordou?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: