insatisfaçÃO, insatISFAÇÃO, INSATISFAÇÃO!

Por volta dos meus dezoitos anos uma amiga muito querida me emprestou um livro chamado 1968 O ano que não terminou do jornalista e escritor Zuenir Ventura.

O livro trata de um pouco da historia da ditadura no Brasil, naquela época manifestar-se de qualquer forma ou meio contra o governo era considerado crime, como todos sabemos os estudantes, jornalistas, artistas em geral, não se calaram, e mesmo tendo como conseqüência mortes, prisões, torturas, exílios, perseguições das mais cruéis e desumanas possíveis, eles não se calaram, e assim foi possível conquistar a democracia.

O Brasil hoje é considerado apesar de tudo, um pais livre, laico e democrático. Aqueles jovens nos deram desde 1968 o direito de querer, de sonhar, de lutar, de falar não, de dizer que esta errado, nos deram o direito de viver em um pais melhor, de oportunidades justas, eles nos deram o direito de falar, mas nós parecemos adormecer.

Em 1992 abrimos os olhos rapidamente e conseguimos tirar do poder o então presidente Collor, para anos depois o colocarmos novamente no poder.

O povo quer pão e circo. O pais do futebol e do carnaval. Corrupção, desonestidade, impunidade, injustiça, insatisfaçÃO, insatISFAÇÃO, INSATISFAÇÃO: esse sentimento sempre me perseguiu e então eu olhava ao meu redor e ninguém da minha idade parecia se preocupar com a violência, a falta de emprego, saúde, educação, dignidade, com quem não tinha o que comer, aonde dormir, como dar aos filhos o direito de existir, boa parte da turma queria como todos os outros pão e circo, e todas aquelas historias fantásticas de uma época em que se tinham ideais, coragem, força, fé, não saiam da minha cabeça.

Eis que no dia dezessete de junho de dois mil e treze, essas idéias e historias fantásticas de pessoas que acreditam e lutam por uma vida, um pais, um mundo melhor, acordaram em outras cabeças, gritaram em outras gargantas, saíram das redes sociais e tomaram as ruas deste pais. É de emocionar jovens querendo mais, sentindo mais, cantando o hino nacional com aquele nó na garganta que parece nos querer fazer chorar, é lindo acreditar que não será somente por R$ 0,20, é real o quanto podemos ser ouvidos por aqueles que estavam se fazendo de surdos até agora, ou com tudo ainda declaram não ter entendido.

Acabou! Acabou pra vocês, o povo em fim sem partido, sem aproveitadores, sem corja, sem educação, sem saúde, e cansado dessa vida sem dignidade acordou, e agora quer o troco do custeio do circo e do pão, quer ver centavo por centavo revertido em tudo o que vocês dizem mentirosamente investir.

O Brasil do futebol entrou em campo, tirou a mascara, e nós não estamos acostumados a perder.

Vamos para rua sim, vamos ao congresso, as prefeituras, as assembléias, por que enfim o Brasil acordou, e eu torço para que nunca mais ele adormeça!

Aprendemos que lutar, sem vandalismo, e violência, resolve sim!

D.S.L

Anúncios

Autor: ela...

Elaine. Ela. Helena. 17. Setembro. Há alguns anos atrás. Ascendente em peixes. Brasil. Santista de nascimento. Baiana de descendência. Mineira de coração e endereço. Muitas e de muitos tamanhos. Letras, palavras, frases. Nossa Senhora Aparecida. Família. Música. Sol. Brisa. Luar. Prefiro mar. Branco. Tenho uma irmã mais nova. Minha maior paixão tem mais de 100 anos. Abraço. Meu pensamento é hiperativo. Tenho os melhores amigos. Cometo ao menos um erro todos os dias. Converso com Deus. Já mudei de emprego três vezes, já mudei de vida outras varias. Por do sol. Não faço nada sem dois ingredientes: paixão e entusiasmo. Primavera. Beijo. Horizonte. Esperança. Cinema, quadros, composições. Já machuquei quem não merecia. Olhar. Exagerada e sensível. Carente. Bagunceira. Transparente. Meu primeiro livro publicado e grande orgulho: Quando Florescem as Orquídeas. Tenho um blog e uma coluna semanal em um jornal do interior. No mais sou abençoada. Sei dizer apenas que tudo passa!E que eu sou bem feliz! D.S.L

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s