Às vezes demoramos anos para compreender frases simples e feitas.
Talvez não damos a devida atenção a elas, por que todo mundo as usa, e quando todo mundo faz uso de alguma coisa, acaba perdendo a graça, a importância, é como percorrer um caminho todos os dias para o mesmo lugar, certas coisas se modificam e nem notamos, afinal estamos acostumados com aquela mesma visão, o que nos cega pra perceber qualquer mudança.
Assim também funciona a vida, as vezes sonhamos tanto com uma mudança e quando ela vem, não percebemos de fato que ela esta ali, que aconteceu, que a realização pendente agora faz parte de nos.
Demorei anos para compreender a frase: Viver um dia de cada vez.
Ainda não consigo negar minha ansiedade, prova disso são as unhas carcomidas, o olhar as vezes distante medindo no nada tudo o que espero, mas tudo isso é humano, e a mim divino foi entender, confiar, respirar sempre muito fundo quando a velha ansiedade teimava em tirar-me o sono, e entoar como um mantra libertador e angelical: viva um dia de cada vez.
Deixei de querer viver no futuro, sempre utilizando nos inícios de pensamento ou de fala a palavra “quando”: quando isso acontecer, quando aquilo mudar, quando eu conseguir, quando aquele sonho chegar.
Quando compreendi que as coisas vão acontecendo e nos levando devagar aonde sonhamos, acalmei meu coração, e experimentei de uma espécie diferente de fé.
Tornei-me fã do hoje, do agora, do momento, transformei minha fobia por calendários e datas em pequenas realizações que vão acontecendo a cada segundo, sou quase proprietária de meu tempo, e essa fé no dia a dia tem me feito romper barreiras, calando fantasmas e canalizando energias para o momento mais importante: o agora.
O futuro é indispensável, pois existem sonhos que não conseguem acontecer de momento, é necessário planejamento, força, determinação, tempo, mas o futuro é muito longe e incerto, e porque não dizer as vezes cruel e ingrato.
No futuro pode acontecer daquele sonho chegar e lhe encontrar sozinho, sem as pessoas que sonharam a seu lado, pode ocorrer da vida levar alguém embora, ou simplesmente levar parte de nossa inocência, força, vitalidade e assim tudo perde um pouco do sabor. No amanha alguém pode não estar lá, e então o que nos restara além do gosto do sonho conquistado é a vontade incontrolável e impossível de abraçar, ouvir a voz, sentir o cheiro, e imaginar o sorriso largo e feliz de quem com toda certeza festejaria junto de você, isso é o futuro: não saber quem, nem onde, nem porque, menos ainda quando e em quanto tempo.
Aprendi a viver um dia de cada vez e acreditem não foi fácil, pois precisei andar de mãos dadas com minhas limitações, inquietações, com meus desejos intermináveis de mudança, e com minha transparente impaciência.
Viver um dia de cada vez é o mesmo que amar mais, abraçar com mais força, olhar com mais intensidade, manter a paz, sentir-se ainda mais leve a cada anoitecer por parecer inocente a consciência de saber: hoje vive mais um dia.
Viver um dia de cada vez é viver mais e feliz com tudo e com todas as pessoas que se tem agora, afinal toda saudade de qualquer momento a gente só tem noção da dor quando conhece o depois, portanto é assim que tem que ser: um dia de cada vez.
D.S.L
muito, muito bom, escriba.
parabéns grandão… beijão idem.
CurtirCurtir